RADIOCORREDOR: Sites que misturam música online e redes sociais são opção ao download

Translate

RÁDIO APOSENTADORIA

RADIO APOSENTADORIA - DICAS E ORIENTAÇÕES

AGENCIA

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Sites que misturam música online e redes sociais são opção ao download

POR LOUISE PERES - O Dia

Rio - Os downloads ilegais de música pela Internet mexeram com as bases da indústria fonográfica e são vistos como os grandes responsáveis pela enorme queda nas vendas de cds na última década. Mas nem só de pirataria é feita a música online. Os sites de streaming são uma maneira legal e barata — na maioria das vezes gratuita — de ouvir desde a música mais recente do seu artista favorito até relíquias.
Esse sites são como rádios online, onde você pode criar listas de execução (playlists), escutar álbuns inteiros, ler sobre a carreira dos artistas, conferir letras, assistir a vídeos. Tudo isso sem precisar encher o HD do seu computador de arquivos MP3.
Os serviços de música por streaming dispensam o download porque oferecem músicas que estão hospedadas em blogs e sites. Por isso, para ouvir é sempre necessário estar conectado. Ao acessar a página, é só escolher o artista que você deseja escutar. Uma lista de músicas será carregada e para ouvi-las é só apertar Play. A maioria dos sites sequer exige cadastro para utilizar o serviço, contudo alguns oferecem mais recursos a usuários registrados, como a criação da listas de músicas prediletas.
Além de curtir bandas e cantores que já admira, nesses sites você tem a oportunidade de conferir o trabalho de artistas que ainda não estouraram ou que você não conhece. Monitorando suas preferências, o site sugere bandas similares às que você costuma escutar e artistas ouvidos por pessoas com o gosto parecido com o seu. Também dá para interagir com outros usuários, trocar álbuns e compartilhar no Twitter e no Facebook links das músicas que você estiver ouvindo.
No Brasil, fazem sucesso sites como Blip.fm, (uma espécie de Twitter da música, em que o usuário cria playlists e adiciona comentários às faixas que ouviu), Kboing e Grooveshark. A vantagem dos dois últimos é serem em Português.
O modelo deu tão certo que um dos precursores desse tipo de site, Last.Fm, encerrou seu serviço gratuito em abril de 2009 e passou a cobrar pelo acesso às músicas. Para os assinantes, a vantagem é ter uma rádio personalizada 24h, com transmissão ininterrupta e sem intervalos comerciais. Novos usuários recebem 30 dias de gratuidade para experimentar o Last.fm. Depois do período de degustação, uma taxa de 3 euros (cerca de R$ 7) é cobrada mensalmente. Um ótimo preço para ter acesso ilimitado a uma enorme audioteca digital, bem maior do que caberia no seu computador.
Escolha a trilha sonora
KBOING
Em português. Visite: www.kboing.com.br
 
GROOVESHARK
Em português. Acesse:
listen.grooveshark.com
STEREOMOOD
Cada humor uma música: http://stereomood.com
BLIP.FM
Comente suas playlists.
Em: http://blip.fm
SONORA
Em português. Visite: sonora.terra.com.br
DEEZER
Tem 7 milhões de faixas. http://www.deezer.com

Nenhum comentário:

SUA RÁDIO ON-LINE, ON-TIME, FULL-TIME

Sua Rádio no Celular

Rádio em Revista - uma publicação da Escola de Rádio

Comente no Face

Minha lista de blogs

RADIO DICAS

  • http://www.maquinadotempo.net/TutorialZaraRadio/Dicas-ZaraRadio.htm
  • http://marketingpublicidade.com/dicas-para-fazer-anuncios-de-radio

Linkd In