RADIOCORREDOR: Radiojornalismo. Como ensinar o que você nunca viveu?

Translate

RADIO CORREDOR - MONTAMOS A SUA willian.radio@gmail.com

TENHA SUA PRÓPRIA RÁDIO. MANDE UM WHAT´S UP 21 982240993
MONTAMOS A SUA RÁDIO, ENSINAMOS A OPERAR.

INVESTIMENTO: R$ 99,00 ÚNICO PARA INSTALAÇÃO E R$ 26,00/ MÊS. Também instalamos sua "rádio de poste" valores comerciais sem absurdos. Quer investir em rádio, fale conosco. VOCÊ MESMO OPERA E COLOCA EM SEU BLOG.

Acesse: https://www.facebook.com/CRIARMINHARADIO

sábado, 27 de agosto de 2011

Radiojornalismo. Como ensinar o que você nunca viveu?


O jornalista Alvaro Bufarah, professor de jornalismo da Uninove e coordenador do curso de Rádio e TV da Faap, creditou o baixo preparo para a formação de novos radialistas à falta de  estrutura e de profissionais experientes nas instituições de ensino superior. "Faltam laboratórios (de rádio) nas universidades", disse, durante participação, nesta quinta-feira (19/5), do Brasil Rádio Show.


O profissional também culpou a falta de vivência de alguns professores para a baixa qualidade no ensino."O mais assustador é o professor que dá (aula de) rádio nunca foi, nunca botou o pé, em uma emissora", disse Bufarah, que também é chefe de reportagem e produtor da Rádio Globo de São Paulo, ao revelar que já vivenciou casos em que os professores desconhecem a estrutura e programação das grandes rádios.

Juntamente com Luciano Maluly, professor de jornalismo da ECA (Escola de Comunicação e Artes, da USP), e Ruy Jobim, diretor da Escola de Rádio do Rio de Janeiro, Bufarah esteve presente no painel "Como anda a comunicação das universidades com o rádio?". Para os três palestrantes, a academia (faculdade) tem conversado pouco, e ruim, com o mercado (rádio). Eles também concordaram que apenas a graduação em jornalismo não basta para um pessoa que deseja ser um grande comunicador no dial.

"Curso superior não é o melhor lugar para preparar um locutor", afirmou Jobim. Após a declaração do diretor da Escola de Rádio, Maluly comentou que não pode se culpar somente as universidades pela falta de novos profissionais de qualidade no meio. De acordo com ele, as própria emissoras de rádio deixaram de investir em conteúdo próprio: "O rádio virou um produtor de mensagem", sacramentou.
Em uma coisa Maluly e Jobim concordaram: muitos estudantes de jornalismo não querem trabalhar em rádio, o que interfere diretamente para o meio radiofônico ter dificuldades para encontrar locutores jovens e talentosos. Porém, sobre o assunto - ligação entre universidade e mercado - a afirmação mais impactante foi de Bufarah, que declarou que muitos professores acadêmicos estão despreparados quando a questão é rádio.
Postar um comentário

SUA RÁDIO ON-LINE, ON-TIME, FULL-TIME

Sua Rádio no Celular

AGENCIA

Rádio em Revista - uma publicação da Escola de Rádio

Comente no Face

Minha lista de blogs

RADIO DICAS

  • http://www.maquinadotempo.net/TutorialZaraRadio/Dicas-ZaraRadio.htm
  • http://marketingpublicidade.com/dicas-para-fazer-anuncios-de-radio

Linkd In