RADIOCORREDOR: Novas emissoras Fm em novos dials cariocas

Translate

RADIO CORREDOR - MONTAMOS A SUA willian.radio@gmail.com

TENHA SUA PRÓPRIA RÁDIO. MANDE UM WHAT´S UP 21 982240993
MONTAMOS A SUA RÁDIO, ENSINAMOS A OPERAR.

INVESTIMENTO: R$ 99,00 ÚNICO PARA INSTALAÇÃO E R$ 26,00/ MÊS. Também instalamos sua "rádio de poste" valores comerciais sem absurdos. Quer investir em rádio, fale conosco. VOCÊ MESMO OPERA E COLOCA EM SEU BLOG.

Acesse: https://www.facebook.com/CRIARMINHARADIO

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Novas emissoras Fm em novos dials cariocas

Para quem perguntou o motivo das mudanças do dial carioca de algumas rádios, essas ações podem responder algumas dessas questões.

Willian Marques

Fonte: Fatos Gerais

A Rádio Senado pode finalmente ser inaugurada o fim da primeira metade deste ano. Segundo fontes da mesma, o embróglio com a EBC na questão do espaço na torre da Tv Brasil no Sumaré já foi solucionado. Após isso, foi realizado o processo de licitação para compra dos equipamentos de transmissão e do estudio local da radio que já foi concluido. Agora, estão no processo de compra efetiva e posteriormente, o de equipar e mobiliar o futuro estudio que será instalado no prédio da Tv Brasil na Rua Gomes Freire, no Centro do Rio. E após isso, a instalação do transmissor e da antena de FM da radio na já congestionada torre da Tv Brasil no Sumaré, que é compartilhada pela TV Brasil, Tv Bandeirantes, Radio Roquete Pinto, Radio MEC FM e agora pela Radio Senado FM 105,9MHZ. E esta torre ainda poderá abrigar uma reincarnação da Nacional FM em 88,9 e que em termos de programação tem tudo para ser uma mera repetidora do sinal de AM 1130, tal qual fazem CBN, Globo e Tupi, por exemplo.

Este é o processo final de um ciclo que durou pelo menos cinco anos, onde o pessoal do Senado Federal enfrentou IBAMA, ICMBIO e EBC juntas, porém depois de muita batalha venceu. Neste período, os equipamentos destinados ao Rio foram para Natal-RN e o processo ficou atrasado por anos. Agora, com a mudança de governo e da direção da EBC, o novo gestor desta estatal aceitou negociar e por causa disso a inauguração da radio foi viabilizada.
Agora um outro problema a Radio Senado terá de resolver: é com relação a Radio Maré 105,9FM. Esta radio é uma radio comunitária que fica na favela da Maré e que atualmente opera nesta frequencia. Ela é legalizada, porém assim como todas as comunitárias, ela deveria já está operando em 98,7 e não em 105,9. Por que isso? Porque a Anatel está realizando uma reforma nas frequencias de FM no estado do Rio de Janeiro para que as emissoras de FM não mais interfiram nos canais 6 e 13 de TV e também para solucionar os problemas gerados pelo aumento excessivo de potência da Radio Melodia e também para possibilitar o aumento de potência da Radio Mec 98,9. Por isso a Anatel está realizando esta reforma, onde a Melodia foi de 97,3 para 97,5 em 2010, a Globo de 89,3 para 89,5 em fevereiro do ano passado, a JB no último dia 20 foi de de 99,7 para 99,9 e por fim a MEC Fm vai de 98,9 para 99,3. Quanto as comunitárias como a extinta Sonora, RJ FM e Bicuda, estas foram de 105,9 para 98,7, assim como a Radio Senado que quando ganhou a concessão era 97,5 (hoje ocupado pela Melodia) e foi para 105,9. Por isso é estranho a Radio Maré não ter feito isso também, a não ser que eles não tenham recebido ordem da Anatel para faze-lo. Este alerta o Fatos Gerais manda para os diretores desta radio, embora na proximidade de inicio dos testes da referida radio, a Anatel deverá emitir uma ordem para Radio Maré fazer a alteração de frequencia.
Quanto a Kiss a noticia é de que as negociações com os orgãos ambientais e de comunicações continuam. Ela ainda continua operando do Centro Empresarial 1000 em São Gonçalo. Não foi possível mais obter informações sobre ela, pois muitas destas informações estão em carater de segredo comercial e em processo de negociação em tramite, por isso não há muito o que falar dela. A única certesa e já dita aqui, é que deste ano de 2012 não passa, ela vai ser inaugurada ainda este ano e as chances são imensas, já que tem estúdio pronto e equipamentos, só dependendo destas pêndencias burocráticas para serem solucionadas. Agora uma opinião do Fatos Gerais sobre a frequencia 91,9MHZ: esta ainda poderá ser alterada. Possivelmente para 92,3, já que na atual frequência, e com previsão de instalação de repetidora no Mendanha, poderia gerar interferências no sinal da Radio Costa Verde FM que opera em 91,7 assim como também poderia interferir na futura filial da Radio Mania em Volta Redonda-RJ, que também irá operar na mesma frequência da Kiss, ou seja, em 91,9MHZ. Por isso nós do Fatos Gerais apostamos de que o aumento de potência da Kiss só sairá se resolver esta questão das interferências, pois se isso não acontecer, poderá ser fonte de terríveis encrencas com o a Radio Costa Verde e principalmente com a Mania FM, cujo o seu dono, o Sr.Wellington Salgado jamais se conformou em perder a licitação do canal 91,9 para a Kiss FM. E também baseado nesta situação que levou a Anatel fazer esta ampla reforma de frequencias, onde o sinal da Melodia interferia não apenas em emissoras da região serrana como também em emissoras de Juiz de Fora-MG. Soma-se a isso a também interferência causada pela Radio FM Furacão 2000 107,1 sobre a Radio Alpha 107,3 de Queimados-RJ,o que levou os diretores desta última a pedir a alteração da frequencia para 107,5, o que fez a Anatel constatar o problema e autorizar esta última mudar de frequencia. Por conta destes problemas que o Fatos Gerais emite esta opinião, baseada nestas experiências passadas, embora ela não seja a opinão, tanto da Kiss, da Anatel e muito menos do Ministério das Comunicações. Assim como também não pode ser levado como parecer destes três entes. Esta é apenas uma opinião do blog e nada mais.
De qualquer o forma, desejamos muitíssimo sucesso a Radio Senado FM, pois sua programação é excelente, e ao contrário de suas concorrentes diretas como a JB, Sulamérica Paradiso, Band News e CBN, ela não é só noticias e muito menos repete músicas como as de música contemporânea, por exemplo. Só aí o publico carioca, em particular o mais qualificado já ganha. E ainda tem mais, transmite o plenário, porém sem ficar preso a ele o tempo inteiro. E por fim, ela terá inserções de programação local, tal qual a CBN e a Band News tem. Por conta disso tudo além de desejarmos sucesso, também desejamos parabéns por ter vencido finalmente esta pesada batalha com os órgãos do qual ela faz parte e também foi vítima. Parabéns e muito sucesso a Radio Senado 105,5FM.
fonte de texto: http://www.fatosgerais.com/
Postar um comentário

RADIOCORREDOR

RADIO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PR Newswire:

SUA RÁDIO ON-LINE, ON-TIME, FULL-TIME

Rádio - Noticías

Sua Rádio no Celular

AGENCIA

Empregos, Oportunidades, Vagas

Rádio em Revista - uma publicação da Escola de Rádio

Últimas notícias

Comente no Face

Rádio Saúde

Minha lista de blogs

RADIO DICAS

  • http://www.maquinadotempo.net/TutorialZaraRadio/Dicas-ZaraRadio.htm
  • http://marketingpublicidade.com/dicas-para-fazer-anuncios-de-radio

Blog Mídias Sociais

Linkd In