RADIOCORREDOR: O poder das playlists de rádio

Translate

RÁDIO APOSENTADORIA

RADIO APOSENTADORIA - DICAS E ORIENTAÇÕES

AGENCIA

quarta-feira, 17 de abril de 2013

O poder das playlists de rádio

Alguma vez você já se perguntou como algumas músicas fizeram seu caminho para o rádio? Ou por que às vezes as piores faixas têm precedência sobre os outros? Muitas vezes, playlists de rádio são compilados através de um processo de planejamento intenso, pesquisa e seleção , escreve Genevieve Vieira .

Se você cresceu nos anos 70 e 80, é provável que você se lembra dos dias em que o rádio estava aberto para tocar uma variedade de músicas. Na verdade, cada DJ teria seu / sua preferência particular e muitas vezes tornar-se conhecido por tocar músicas de gêneros específicos . Barney SimonNoite Zoo em 5FM no final dos anos 90, é um grande exemplo disso.







No entanto, este método de formatação de rádio apresentado um problema enorme na maneira de manter seus ouvintes, porque a música variada, de tal forma ao longo do dia, era impossível manter a atenção dos ouvintes.

Estes dias, a rádio funciona de forma ligeiramente diferente . na rocha e música alternativa pesado que Simon foi conhecido por interpretar naqueles dias não é susceptível de ser ouvida na rádio comercial mais . Claro que existem inúmeras estações de rádio comunitárias, cada um com seu próprio nicho de mercado, mas dominante rádio geralmente é voltada para a reprodução de música para as massas e isso é compilado através de uma série de fatores.

Playlisting música

Compilador Música para 5FM, Sotiris Moldovanos, descreve o processo de adição de novas músicas como um sistema de filtragem . "A música está em primeiro lugar submetido ao departamento de música. Em seguida, é filtrada para uma lista que é jogado fora uma vez por semana a uma comissão de música que, em seguida, seleciona o que será adicionado canções. "

O comitê é muitas vezes feita por um grupo de profissionais não revelados na indústria da música, "uma mistura igual de rapazes e meninas que fazem parte da equipe 5FM e ter um bom conhecimento da música e da cena do clube na África do Sul", explica Moldovanos .

Zane Derbyshire, compilador de música para 94,7 Highveld Stereo, descreve em um artigo escrito por Samantha cozinheiro que muitas vezes o que acontece é determinado pelo que acontece fora, pois apenas um determinado número de músicas são executados em suas novas categorias de música .seleção musical também é dependente a hora do dia eo som de cada show particular.

Especialidade mostra

Moldovanos explica que o departamento de música 5FM, que é muitas vezes entendida como 'lista', controla a música que você ouve durante o dia . Isso pode variar em circunstâncias em que não é uma característica específica da música para um show particular, como "queijo do Dia ' e "Old School", que é, então, obtida pelo apresentador ou produtor desse show.

Especialidade mostra como os Nites poder de Hip Hop, Pop, dance e balance (22:00 à meia-noite, de segunda a quinta-feira) e fim de semana espetáculos de dança (como o Minha Casa, The Shakedown, (Live) 5 e A Noite Fix sábado ) são accionados e provenientes pelos DJs especializados relevantes .Semelhante a versões anteriores de formatação, mas os ouvintes ainda vai saber exatamente o que esperar e, nestes casos, o público-alvo podem variar ligeiramente.

Tão fácil como pode parecer, pontos Moldovanos que ele recebe cerca de 70 a 100 faixas em uma semana . Estes são os solteiros que só precisam ser ouvidas e filtrada através de antes da reunião da comissão. Com apenas uma média de sete novas faixas adicionadas a cada semana, isso se torna uma tarefa desafiadora.

Investigação e do público

Se considerarmos que a música está sendo tocada para as massas, é sensato para saber como estações de rádio determinar o que as pessoas querem estar ouvindo muito . Isso geralmente é feito através de um processo de investigação .

Moldovanos explica a abordagem da 5FM . "O procedimento é terceirizar a música para uma empresa que faz toda a pesquisa para eles. A metodologia utilizada é bastante intensa, como para certificar-se as pessoas certas estão sendo testados e que nós recebemos os resultados que são tão precisos quanto possível. 5FM recebe um relatório detalhado semanalmente. "

Hanlie Nell, rádio compilador para Jacaranda 94,2, observa que às vezes eles chamam de um diretório de ouvintes e reproduzi-los um versículo especial na canção . Pelo presente, eles podem determinar a familiaridade da pessoa com cada faixa em particular e estabelecer um grau de aprovação.

Internacional contra locais

O mandato para a rádio comercial nos estados do Sul Africano que as estações deverão entregar pelo menos 25% de música local. Moldovanos diz que 5FM excede isso em alguns meses até o máximo de 35%.

"Toda a música é igualmente avaliadas e selecionadas com base em critérios com a política de música de 5FM em mente. Nós realmente tocar música mais local que estamos obrigados a como parte do nosso contrato de licença ".

O problema do suborno

É claro que em todos os setores, há ocorrências de atividade ilegal . In rádio esta é muitas vezes entendido como jabá e envolve um pagamento secreto ou privado, em troca de adição de uma canção no rádio.

Rádio plugger (pessoa que amostras de música para o rádio para uma gravadora), * Raymond Sithole lembra inúmeras vezes em que ele foi confrontado com jabá - situações em que os compiladores de rádio são encontrados a pedir grandes somas de dinheiro para jogar uma pista particular.

Moldovanos porém responde dizendo que ele não sabe o que as políticas de outras estações de rádio são, mas 5FM e SABC não toleramos jabá e que de nenhuma maneira entreter o pensamento.

"Nós temos uma política rigorosa de música play-lista que é justo e imparcial".

* Os nomes foram alterados 

Genevieve Vieira é fotógrafo e jornalista que trabalhava em Gauteng. Ela dirige sua própria plataforma de música, indiedoesit.co.za , um pioneiro no espaço de notícias on-line do Sul Africano.

Nenhum comentário:

SUA RÁDIO ON-LINE, ON-TIME, FULL-TIME

Sua Rádio no Celular

Rádio em Revista - uma publicação da Escola de Rádio

Comente no Face

Minha lista de blogs

RADIO DICAS

  • http://www.maquinadotempo.net/TutorialZaraRadio/Dicas-ZaraRadio.htm
  • http://marketingpublicidade.com/dicas-para-fazer-anuncios-de-radio

Linkd In