RADIOCORREDOR: Porque a Rádio AM é tão importante

Translate

RÁDIO APOSENTADORIA

RADIO APOSENTADORIA - DICAS E ORIENTAÇÕES

AGENCIA

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Porque a Rádio AM é tão importante



Verônica Pacheco

A AM ainda é responsável por informar muitas pessoas que moram em lugares de difícil acesso.
Muitas pessoas não entendem a diferença da rádio AM para a FM e, muito por isso, consideram que a AM é algo ultrapassado e que não possui audiência mais jovem. Erro dessas pessoas. Só no Brasil existem quase duas mil estações que usam transmissão AM, ou seja, exibem programas que podem ser ouvidos por milhões de ouvintes nos grandes centros, nos centros distantes e em locais de difícil acesso, afinal as ondas AM têm um bom raio de alcance, chegando a lugares em que a transmissão de TV e a do rádio FM, por exemplo, não chegam.





Isso acontece porque a rádio FM, "Frequencia Modulada", possui uma menor interferência de ondas, mas, ao mesmo tempo, seu alcance é muito menor do que as da rádio AM – é só fazer um teste. Quando você viaja de carro e passa por uma serra, por exemplo, a Rádio FM começa a sofrer interferência, chiados, e para de tocar. Isso não acontece com a Rádio AM. A Rádio AM, "Amplitude Modulada”, permite que um emissor de potência relativamente baixa, atinja longas distância, - e isso tudo têm uma explicação da física.


Ainda nos dias de hoje, mesmo com toda a tecnologia existente, o rádio continua chegando a locais que a televisão não alcança. Muitas pessoas nem imaginam o que é um controle remoto – mas possuem um radio de pilha e acompanham por ele as principais notícias da região e do mundo.


Porém, diferentemente do que muitas pessoas pensam, a programação da Rádio AM não se limita a notícias. “Não é porque as pessoas escutam AM que elas querem uma programação limitada. Nós, da Rádio Mais, tentamos fazer o possível para deixar a nossa grade atrativa”, comenta Carol Chab, apresentadora do programa “Manhã da Mais”, na Rádio Mais AM 1120, de São José dos Pinhais, PR.


O programa apresentado por Carol é um exemplo de programa que não é ouvido apenas por pessoas que não possuem TV, por exemplo. “Acho que muito disso acontece porque trago um programa com entretenimento, receitas, músicas, entrevistas com médicos e demais especialistas, uma grande interatividade com o público – o quadro ‘Conte sua História’, por exemplo, - dicas para se alimentar bem, horóscopo, benção da água, e, é claro, as principais notícias locais”, explica a radialista.


“Hoje, quando ouço alguém contando sobre a sua vida e seus problemas por meio da Rádio AM, independente do lugar em que a pessoa esteja, desde lugares longínquos até os grandes centros urbanos, concluo que o Rádio AM ainda faz parte da grande mídia e é um dos grandes veículos nacionais – e fazer parte disso, diariamente, é ainda mais satisfatório
” ressalta.

Nenhum comentário:

SUA RÁDIO ON-LINE, ON-TIME, FULL-TIME

Sua Rádio no Celular

Rádio em Revista - uma publicação da Escola de Rádio

Comente no Face

Minha lista de blogs

RADIO DICAS

  • http://www.maquinadotempo.net/TutorialZaraRadio/Dicas-ZaraRadio.htm
  • http://marketingpublicidade.com/dicas-para-fazer-anuncios-de-radio

Linkd In