RADIOCORREDOR: NOVAS OUTORGAS PARA RÁDIO COMUNITÁRIA EM 700 MUNICÍPIOS EM TODO O BRASIL

Translate

RÁDIO APOSENTADORIA

RADIO APOSENTADORIA - DICAS E ORIENTAÇÕES

AGENCIA

quarta-feira, 15 de julho de 2015

NOVAS OUTORGAS PARA RÁDIO COMUNITÁRIA EM 700 MUNICÍPIOS EM TODO O BRASIL

Segundo o secretário de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Emiliano José, com estes planos, haverá uma sensível redução da burocracia para a outorga dessas licenças. No caso das rádios comunitárias, de 33 documentos que eram exigidos, o número de papeis cairá para sete. E para as rádios e TVs Educativas, dos atuais 19 documentos pedidos, serão reduzidos para 8.
Segundo o secretário-executivo do ministério, Luiz Azevedo, o governo está elaborando o plano de outorgas para as emissoras de radiodifusão comerciais, que será anunciado no dia 5 de agosto. Mas, no caso das emissoras comerciais, o plano de outorgas exigirá mudanças legais, afirmou.

Ele disse também que o ministério está ampliando os canais públicos, e está prestes a criar os canais da Cultura e da Saúde. “ O direito ao acesso à informação é quase tão importante quanto a liberdade de imprensa”, completou ele.
Dos municípios contemplados com as novas rádios comunitárias – total exato de 699 – 496 deles não possuem qualquer rádio de pequeno porte e os demais contam com pelo menos uma emissora. As cidades foram escolhidas a partir dos pleitos das entidades. O ministério irá outorgar as licenças por meio de aviso de habilitação.
Conforme os dados do Minicom, até 1º de julho foram concedidas 4.705 mil outorgas de rádios comunitárias e pelo menos 67,88% dos municípios com uma rádio comunitária. O ministério vai publicar em agosto uma nova regulamentação para este segmento.
O governo vai deixar claro na regra a ser publicada, quais serão os impedimentos para a entidade conseguir uma licença de rádio comunitária. Entre eles, se houver um político ou sarcedote  no cargo de direção da emissora, ele terá que deixar a emissora, mas não precisa necessariamente deixar a entidade.
Educativas
Nos últimos dois anos não houve qualquer aviso de habilitação de TVs e rádios educativas. Até julho 2015, havia 508 FM educativa e 208 TV educativa, em um total de  716 outorgas.
O objetivo é também atender à demanda reprimida. Serão contempladas 235 novas localidades para FM e TV Educativa.

Nenhum comentário:

SUA RÁDIO ON-LINE, ON-TIME, FULL-TIME

Sua Rádio no Celular

Rádio em Revista - uma publicação da Escola de Rádio

Comente no Face

Minha lista de blogs

RADIO DICAS

  • http://www.maquinadotempo.net/TutorialZaraRadio/Dicas-ZaraRadio.htm
  • http://marketingpublicidade.com/dicas-para-fazer-anuncios-de-radio

Linkd In