RADIOCORREDOR: SUGESTÕES DE UTILIZAÇÃO DE PROGRAMAS DE RÁDIO EM SALA AULA

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RÁDIO APOSENTADORIA

RADIO APOSENTADORIA - DICAS E ORIENTAÇÕES

AGENCIA

domingo, 1 de novembro de 2015

SUGESTÕES DE UTILIZAÇÃO DE PROGRAMAS DE RÁDIO EM SALA AULA


Altina Costa Magalhães

Ensinar e aprender estão sendo desafiados como nunca antes. Há informações demais, múltiplas fontes, visões diferentes de mundo. Educar hoje é mais complexo porque a sociedade também é mais complexa e também o são as competências necessárias. As tecnologias começam estar um pouco mais ao alcance do estudante e do professor.

Precisamos repensar todo o processo, reaprender a ensinar, a estar com os alunos, a orientar atividades, a definir o que vale a pena fazer para aprender, juntos ou separados.

Não se espera da escola apenas o papel de transmitir conhecimentos. Além disso, ela deve ser uma difusora das tecnologias, a fim de permitir que seus alunos tenham chances de participar da concorrência de mercado de trabalho. Portanto o uso das novas tecnologias é uma necessidade que se mostra cada vez mais evidente.
O rádio pode possibilitar ao aluno compartilhar democraticamente com outros colegas o saber elaborado e outros conhecimentos. Ao trabalhar com o rádio, o educador e a escola estarão promovendo atitudes como: capacidade de trabalhar em equipe, atenção auditiva, compromisso ético, opinião pessoal e respeito pela opinião do outro. (CONSANI, 2007).

 NA SINTONIA  DO SUCESSO, MARANHÃO TOTAL e RAIO X  são 03 programas de rádio utilizados para engendrar esta proposta de atividade educativa em sala de aula. A mesma justifica-se pela necessidade de utilização das mídias em sala de aula para desenvolver nos alunos suas capacidades quanto à questão do processo de letramento dos mesmos.
OBJETIVO GERAL

          Contribuir com a qualidade da educação  a partir de processos de educomunicação, fomentados pela mídia rádio que primam pela valorização dos direitos da criança e do adolescente, pela dinamização do trabalho do professor/a e pelo desenvolvimento das capacidades e talentos individuais dos educandos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ajudar na melhoria do processo de ensino e de aprendizagem dos educandos;
Despertar a consciência critica dos adolescentes na busca da valorização de seus direitos;
Incentivar a leitura, a escrita e o desenvolvimento da expressão oral de professores e alunos;
Promover atividades que levem os alunos  se expressarem nas diversas formas de expressão existentes;
Garantir o protagonismo de adolescentes e jovens na produção de seus trabalhos escolares a partir da utilização de produções radiofônicas.
Estimular a participação do indivíduo quer na sala de aula, quer na sociedade,

REFERENCIAL TEÓRICO

 A implantação de vários projetos de uso das novas tecnologias na sala de aula precisa ser acompanhada de um estudo mais aprofundado de viabilidade técnica e operacionalização desses projetos a fim de que boas idéias não se transformem em novos projetos fracassados
Recomenda-se que essas práticas sejam urgentemente adotadas, pois a nossa sobrevivência e das gerações futuras dependerá das nossas atitudes e a educação é uma arma poderosa na formação de cidadãos críticos e conscientes. Educação e ação, duas aliadas neste século.
 A disseminação dos meios de comunicação de massa é um dado que a escola não pode ignorar, porque eles têm um peso   importante nas vidas das crianças e à escola cumpre levar em conta esse dado e procurar responder a essas necessidades de diferentes maneiras, seja em termos de se adequar a essa nova situação, seja em termos de incorporar alguns desses instrumentos no seu próprio processo de trabalho (SAVIANI,1997, p.76).

O uso do rádio no ambiente escolar constitui-se numa modalidade que possibilita a toda a comunidade escolar a oportunidade de analisar, com critérios, objetivos, a partir de um contato real com um meio de comunicação, a grande quantidade de informações que se recebe diariamente dos meios massivos. A educação pode, por meio de programas de rádio ou outras mídias contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades variadas bem como para o senso da criatividade, da criticidade, da solidariedade, da  ética, da justiça, da fraternidade e outros valores muitas vezes despercebidos atualmente.
Os meios de comunicação inseridos no processo educativo podem ser usados como uma ferramenta de aprendizagem, desde que os educadores e estudantes, saibam como utilizá-los. As crianças e os jovens envolvidos no processo de produção escolar a partir da utilização de produções radiofônicas da sua cidade ou do seu estado estão em constante relação com o ambiente sócio-cultural que os circulam.
DESENVOLVIMENTO
Os Programas de Rádio escolhidos para desenvolver atividades didático-pedagógicas em sala de aula foramNA SINTONIA  DO SUCESSO, MARANHÃO TOTAL e RAIO X  conforme exemplifico a seguir:
NA SINTONIA DO SUCESSO é um programa de uma emissora aqui mesmo de São Mateus do Maranhão. Rádio natureza FM.87.9. Disponível em: http:// www.naturezafm.com. Começa 10:00h e vai até as 12:00h da manhã. Em minha opinião o som é bom. Por ser uma emissora FM o programa é recheado de músicas dos mais variados estilos com predominância para o reggae. Acredito que é totalmente voltado para o público jovem.
Para trabalhar com este programa em sala de aula eu adotaria as seguintes estratégias de ação:
Antecipadamente eu pediria que os alunos ouvissem o programa em um dia pré-determinado e gravassem no celular uma música das que fossem executadas neste dia e levassem para a sala de aula em um dia marcado;
Formaria grupos de trabalho de acordo com os títulos musicais gravados, então o número de grupos seria igual ao número de músicas gravadas iguais;
Depois dos grupos formados eu pediria que escrevessem a música e depois de escrita que lessem no grupo;
Após escrita e leitura da música eu pediria que eles destacassem o estilo musical escolhido, o autor da letra e o intérprete, o porquê da escolha da música, e a mensagem da mesma, isto é eu pediria que fizessem uma crítica ou um referendo para revelar a contribuição positiva ou negativa do teor da música para a sociedade;
Produção de uma paródia contemplando a realidade da escola, ou da sociedade.
A socialização da atividade aconteceria de acordo com as sugestões que seguem para todos os grupos:
Leitura da música apresentada em cartaz, ou no data show;
Apresentação do áudio da música;
Apresentação do estilo musical, autor da letra e o intérprete;
Apresentação da mensagem da música e sua contribuição positiva ou negativa para a sociedade;
Apresentação da paródia, letra e áudio;
Publicação do trabalho no Orkut da sala.
A avaliação aconteceria de forma contínua, sistemática de acordo com a participação e o desenvolvimento do grupo na hora da apresentação, bem como da observação do teor do trabalho.

MARANHÃO TOTAL  veiculado aos sábados de 10:00h ao meio dia na emissora de Viana MA Maracu AM ,97. O som apresenta um pouco de ruído.  É um programa musical para alegrar o público em geral. Pois música não tem idade, cada pessoa tem um gosto por um ou outro estilo musical. Para este programa ser utilizado em sala de aula eu criaria umas estratégias um pouco diferentes:
Os alunos ouviriam o programa do sábado determinado pelo professor;
O professor escolheria entre as músicas executadas uma música de cunho social, gravaria a música e traria a mesma para a sala em cartaz, xerocada em sulfite ou no data show;
Os alunos leriam a letra da música e escolheriam uma forma de apresentação dentre as citadas a seguir: interpretação da letra; dramatização; paródia; jogral; texto narrativo da mensagem da música; texto dissertativo sobre um aspecto da música; pesquisa sobre o estilo musical, origem e principais intérpretes do gênero; contribuição da música para a sociedade. Como são 08 possibilidades de atividades diferentes a turma deverá ser dividida em 08 grupos e depois será feito o sorteio das atividades;
Depois do sorteio, cada grupo trabalhará no sentido de desenvolver sua atividade, ajudado pelo professor /mediador;
Ao término dos trabalhos de todos os grupos será feita a socialização, oportunidade em que cada grupo apresentará suas produções que posteriormente serão publicadas no Orkut da sala. E para finalizar a música será ouvida por todos que poderão dançar para fechar a atividade.
A avaliação acontecerá de forma que todos os alunos avaliem seu grupo e os demais apresentando o que de fato eles aprenderam com todas estas atividades de forma que a nota de cada um será somada e extraída uma média.

RAIO X  vai ao ar no horário de 10:00h às 11:00h de segunda a sexta feira através das ondas da Rádio Maracu AM de Viana-MA, é um programa que alterna comentários sobre as questões sociais  da cidade de Viana e adjacências, de São Luis  e até do País, faz entrevistas com personalidades da cidade apresenta comerciais,  faz avisos, atende telefonemas dos ouvintes, não executa músicas, exceto em caso de aniversários. Na verdade é um programa informativo, mas sem características de jornal. É um programa informativo, porém alegre, por isto é para o público em geral que quer ficar bem informado. Para este programa eu organizaria os seguintes procedimentos:
O rádio deve ser ligado na sala de aula na hora do programa para que todos ouçam com bastante atenção e possam gravá-lo em seus celulares com a finalidade de que eles façam uma simulação do mesmo;
Depois da audição do programa e na aula seguinte a turma será dividida em 03 ou 04 grupos. Cada grupo irá trabalhar organizando um programa semelhante ao que eles ouviram e gravaram.
Ao término dos trabalhos de todos os grupos será feito a socialização, isto e a simulação do programa:
A simulação deverá acontecer entre 15 e 20 minutos para cada grupo. O apresentador, o entrevistado, os comerciais, os avisos, os comentários, as noticias tudo deverá ser apresentado pelos alunos de cada grupo. Os fatos comentados deverão ser reais partindo da realidade da sala, da escola, da cidade, do estado ou até do país. O entrevistado também será um aluno do grupo que simulará ser uma personalidade da cidade;
As apresentações serão filmadas pelos alunos dos outros grupos que produzirão vídeos para serem assistidos por todos na sala e depois postados no Orkut da sala.
A avaliação será feita pelos alunos que se auto-avaliarão demonstrando suas aprendizagens, suas dificuldades e como superá-las, bem como apresentarão os pontos positivos e negativos deste tipo de trabalho em sala de aula.
Estas 03 sugestões de atividades já mencionadas tendo como suporte didático programas de emissoras de Rádio devem ser realizadas no Ensino Médio e objetivam:
 Vivenciar a simulação de um programa de rádio;
Elaborar uma pauta da programação de rádio que será simulado;
 Produzir textos; 
Escolher informações;
Identificar as mensagens contidas nas letras das musicas e a contribuição das mesmas para a sociedade; 
 Explorar as ferramentas tecnológicas para construir conhecimento;
 Estimular a habilidade de comunicação oral;
 Trabalhar em equipe;
 Ler e escrever;
Pesquisar;
Socializar o conhecimento;
Concluir as atividades levantando a opinião dos estudantes sobre o uso do rádio como um recurso pedagógico, sua aplicação e sua inserção em outras atividades.

Os 03 trabalhos citados elaborados e executados a partir de programas de rádio devem desenvolver no aluno as seguintes competências e habilidades:
Utilizar o rádio como ferramenta pedagógica de modo a desenvolver entre os alunos a prática da oralidade e o desenvolvimento de textos em salas de aula;
Compreender que aproximar as ações educacionais das linguagens midiáticas, como a radiofônica, passa a ser uma questão importante para a formação cultural;
 Desenvolver processos significativos de aprendizagens que envolvem definição de pauta e seleção de conteúdos, pesquisa, edição e escolha da linguagem adequada ao público-alvo;
Estimular a fluência leitora oral promovendo o protagonismo e autoria dos alunos em situações de trabalho cooperativo;
Envolver recursos tecnológicos radiofônicos para favorecer ao aluno aprendizagens no âmbito do letramento digital, como habilidades de pesquisa na Internet, comunicação oral/escrita e publicação no meio digital;
Observar que os elementos que compõem a linguagem radiofônica (sons, ruídos, voz, silêncio) e os gêneros radiofônicos (recursos sonoros e o tipo do programa - entrevista, noticiário, musical, ficção etc.) são gêneros e elementos que constituem um programa ou os blocos (aberturas, vinhetas, comerciais etc.);
Aprender a aprender de forma a buscar o conhecimento em diversas fontes midiáticas;
Ouvir a opinião dos outros e compreender que cada um tem suas potencialidades, e suas limitações e que estas são inerentes ao ser humano;
Falar sobre assuntos sobre os quais tenha conhecimento de forma a se fazer ouvir e ser compreendido demonstrando assim suas potencialidades;
Aprender a viver no mundo e não pelo mundo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Este trabalho apresenta 03 sugestões didáticas interessantes para a formação cidadã de um grupo. As práticas apresentadas no mesmo renovam e reestruturam o sentido e a história de vida de cada participante da comunidade  escolar, estabelecendo uma constante relação com o ambiente sócio-cultural que circunda crianças, jovens e escola, promovendo a inclusão social desse sujeito.
O rádio inserido no processo de ensino-aprendizagem pode contribuir sendo uma porta de entrada ao conhecimento de novos estilos, formatos, linguagem, fazendo com que a vivência escolar se torne mais dinâmica e atraente. A escolha de programas de rádio com a finalidade de utilizá-los como ferramenta educativa possibilitará aos educandos  reconhecer a importância  do rádio como veículo indispensável para sua sociabilização participativa.
Sobre as atividades propostas neste trabalho Moran6 (p. 24) relata:
A escola precisa exercitar as novas linguagens, que sensibilizam e motivam os alunos, e também combinar pesquisas escritas com trabalhos de dramatização, de entrevista gravada, propondo formatos atuais como um programa de rádio, uma reportagem para um jornal, um vídeo, onde for possível. A motivação dos alunos aumenta significativamente quando realizam pesquisas, onde se possam expressar em formato e códigos mais próximos da sua sensibilidade. Mesmo uma pesquisa escrita, se o aluno puder utilizar o computador, adquire uma nova dimensão e, fundamentalmente, não muda a proposta inicial.
REFERÊNCIAS
ANJOS, Leila. O rádio dentro da sala de aula. Disponível em: http://www.gostodeler.com.br/materia/10006/o_radio_dentro_da_sala_de_aula.html . Acesso em 15 de novembro de 2011.
CONSANI, Marciel. Como usar o rádio em sala de aula. São Paulo: Contexto 2007. Disponível em: O rádio na sala de aula< http://rpedagogicos.blogspot.com> Acesso em 15 de novembro de 2011. 
MORAN, J. M. Os meios de comunicação na escola. Disponível em: O auxílio dos meios de comunicação e mídias nas práticas pedagógicas.< http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/o-auxilio-dos-meios-comunicacao-midias-nas-praticas-.htm>. Acesso em 15 de novembro de 2011.
MORAN, J. M. A educação que desejamos novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2007. Disponível em: Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias. < http://www.eca.usp.br/prof/moran/espacos.htm> Acesso em 15 de novembro de 2011. 
SAVIANI, Demerval. Brasil: educação para a elite e exclusão para a maioria. São Paulo: CCA-ECA-USP; Moderna, 1997. Disponível em:< http://www.catavento.org.br/arquivos/O_RADIO_NA_ESCOLA_COMO_INSTRUMENTO_EDUCATIVO.pdf> Acesso em 15 de novembro de 2011


Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/03-sugestoes-de-uso-do-radio-em-sala-de-aula/81323/#ixzz3qH6we8jh

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