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Dicas http://loucosporaudio.blogspot.com
Sony Sound Forge Audio Studio v9.0.0.85 - Portable

Sony Sound Forge, cria e edita arquivos de sons digitais com rapidez e grande precisão. Aclamado pela estabilidade e pela interface, ele é o caminho mais rápido para um som sujo sem edição se tornar um arquivo bem trabalhado.
Analisa, grava, edita, produz loops, digitaliza e limpa gravações antigas, cria ambientes acústicos, processa media para streaming e muito mais. A partir dessa versão a Sony introduziu suporte ao driver ASIO, efeitos do plugin VST, conversão batch, aplicação scripting e o software CD Architect 5.2 com suporte a texto.
Efeitos
Em uma das maiores gamas de efeitos especiais nativos, estão presentes tanto os efeitos mais simples como flange, pitch (afinação) e eco até os mais robustos como wave hammer.
Grave áudio e corrija os defeitos
Sound Forge também é capaz de capturar áudio do microfone e da entrada Audio In de sua placa de som. Além disso, o incômodo chiado das gravações de voz e de compilações de fitas cassete e discos de vinil pode ser anulado através de correções dignas de estúdios profissionais.
Como se não bastasse, é possível criar transições de volume de áudio em suas músicas. Todos esses recursos juntos permitem grandes ganhos de qualidade de áudio para usuários conhecedores de ferramentas de edição.
Resumindo, se o que você busca é um editor potente, pronto para desempenhar todas as tarefas necessárias no dia-a-dia de um profissional, não procure mais: Sound Forge é a escolha ideal para quem tem experiência na área e não vê problemas em editar preferências minuciosamente para obter um efeito mais próximo do desejado, ao invés de simplesmente clicar e ouvir o resultado. Veja e baixe
Em uma das maiores gamas de efeitos especiais nativos, estão presentes tanto os efeitos mais simples como flange, pitch (afinação) e eco até os mais robustos como wave hammer.
Grave áudio e corrija os defeitos
Sound Forge também é capaz de capturar áudio do microfone e da entrada Audio In de sua placa de som. Além disso, o incômodo chiado das gravações de voz e de compilações de fitas cassete e discos de vinil pode ser anulado através de correções dignas de estúdios profissionais.
Como se não bastasse, é possível criar transições de volume de áudio em suas músicas. Todos esses recursos juntos permitem grandes ganhos de qualidade de áudio para usuários conhecedores de ferramentas de edição.
Resumindo, se o que você busca é um editor potente, pronto para desempenhar todas as tarefas necessárias no dia-a-dia de um profissional, não procure mais: Sound Forge é a escolha ideal para quem tem experiência na área e não vê problemas em editar preferências minuciosamente para obter um efeito mais próximo do desejado, ao invés de simplesmente clicar e ouvir o resultado. Veja e baixe
Big Fish Audio Hip Hop High WAV REX AiFF Apple Loops DVDR - Big Fish Audio Hip Hop High

Criada uma nova coleção de kits de construção de hip-hop para seu prazer de mistura. Reunimos uma nova coleção de kits de hip-hop de construção para o seu prazer de mistura. Hip Hop alto irá levá-lo voltar um pouco e então levá-lo a lugares que você nunca esteve antes. Hip Hop High levará de volta um pouco e depois levá-lo lugares você nunca esteve antes. Assim misture-se com kits de construção que variam de 86-100 BPM. Então, misturar-se com kits de construção que variam de 86-100 BPM. Tudo é quebrado, incluindo um tambor cheio sair com chutes, chapéus, laços, pratos, fx e muito mais. Tudo é quebrado para instâncias, incluindo um tambor cheio romper com rampas, chapéus, laços, pratos, fx e muito mais. Quando tudo é dito e feito há mais de um show em três formatos. WAV, REX e Loops Apple. When you are tudo dito e feito há mais de um show em três formatos: WAV, REX, e Apple Loops. Escolha este um backup rápido e carregá-lo em seu arsenal de platina! Escolha um presente para cima rápido e carregá-lo em seu arsenal de platina!
Hotfile Hotfile
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7 de dezembro de 2010
Publicidade+++ Big Broadcast Survey
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Caro, Você está convidado a fazer parte da Big Broadcast Survey, um projeto global para recolher opiniões de profissionais da indústria. Esta pesquisa interativa explora as tendências da indústria e marcas de fornecedores. Deve levar entre 5 a 15 minutos para ser preenchida, e todos os participantes interessados receberão um relatório de mais de 30 páginas que resume os principais achados. Todos os participantes que preencherem a pesquisa serão inscritos em um sorteio aleatório para ganhar: Um Apple iPad 64GB OU fones de ouvido à prova de ruídos externos Bose QuietComfort 15 à sua escolha.. Favor ver os termos e condições abaixo.* Todas as respostas individuais serão mantidas estritamente confidenciais. Esta pesquisa está disponível em 8 idiomas. Favor clicar aqui para compartilhar suas opiniões: http://www1. Obrigado por sua participação, Equipe da Big Broadcast Survey info@bigbroadcastsurvey.com |
1 de dezembro de 2010
Toontrack's DFH - SUPERIOR Drumkits (Para Kontakt)
DFH Superior Drumkits, está focado em primeiro lugar para estilos como blues, rock, metal e alternativo.
Icluded:
DFH Superior:
DW Kit.nki
Fibes Kit.nki
Ludwig Kit.nki
Premier Kit.nki
Sonor Kit.nki
Evil Drums:
Glamouflage Kit.nki
Gretsch Kit.nki
Psychedelic Kit.nki
Radio King Kit.nki
Tobacco Satin Kit.nki
Vistalite Kit.nki
Music City USA:
Basic Kit.nki
Brush Kit.nki
Default Kit.nki
Full PB Kit.nki
Hand Kit.nki
Singerland Kit.nki
N.Y.Avatar:
Alt Stick Kit.nki
Basic Kit.nki
Brush Kit.nki
Default Kit.nki
EZdrummer Kit.nki
Full Kit.nki
N.Y.Studios:
Allaire Basic Kit.nki
Allaire Default Kit.nki
HiFactory Basic Kit.nki
HiFactory Default Kit.nki
Snares Extra:
Allaire:
Ludwig Low Tuned.nki
Ludwig Metal.nki
Ludwig Supraphonic.nki
Avatar:
Gms Mapple Ash.nki
Gms.nki
Ludwig Black Beauty.nki
Nir-Z Custom.nki
Piccolo.nki
Rogers Wood.nki
Singerland 70.nki
Hi Factory:
Ash High Tuned.nki
Ludwig Brass Shell.nki
Metal Foundry:
Pearl Free Floating.nki
Pearl Ian Paice.nki
Pearl Low Pitched.nki
Pearl Sensitone Alu.nki
Music City:
MC Snares.nki
The Metal Foundry:
Basic Kit.nki
Default Kit.nki
DW Collector Kit.nki
Full Kit.nki
LudwigA Silverparkle Kit.nki
LudwigA Vistalite Kit.nki
Sonor CustomD Kit.nki
SonorC Designer Kit.nki
SonorC SQ2 Kit.nki
Tama Imperial Small Kit.nki
Tama Imperial Star Kit.nki
Size: 2.03 GB
Format: Kontakt
O EQ clássico, agora como VST. Este equalizador vem embalado com características das mais importante, simplesmente incrivel. High cut e filtros Low cut, filtros High e Low Shelf, até 6 bandas de filtros Bell (todos com varredura completa e Q com tamanhos ajustáveis). Dois algoritmos de equalização de classe mundial para escolher (boa sorte!). 30 analisadores de espectro de banda "a bordo", juntamente com 'dupla superfície gráfica "uma interface intuitiva...
Esse equalizador é um clássico, quem é veterano sabe o quanto esse EQ é foda! Estava mais que na hora de uma versão VST desse plugin. :D
Size: 16 MB
Format: VST
OS.: WIN | MAC
LiquidSonics' Reverberate

LiquidSonics' Reverberate é altamente eficiente para convolução, oferece um processador de áudio com zero de latencia, operação de duas separadas, as respostas de impulsos estéreo.
Reverberate visa proporcionar uma dinâmica mais rica e reverbs de respostas por impulso, opcionalmente modulando uma fusão dos dois, separadamente controláveis verdadeiro IRs estéreo usando um LFO. Modulações adicionais são possiveis usando os efeitos pós-tratamento; um all-pass chorus interpolador proporciona um som mais cheio e uma sobre-amostragem protótipo analógico equalizador Paragráfico é fornecido com LFOs duplas. Estas características fazem para um som mais vivo do que normalmente associada com algumas reverbs de convolução.
Características e especificações:
- Stereo convolution reverb
- Dual true-stereo IR capability
- Zero latency (or select up to 8192 samples latency)
- Wav, Aiff and Flac support
- ADSHR envelopes
- 50%-150% stretch
- Double oversampled IR-EQ
- Pre-delay up to 500ms
- Linear-interpolation choruses for IR1, IR2 and post effects
- Post EQ with LFO modulation
Format: VST, RTAS
OS.: WIN
Texto disponível no site da Selenium, faz uma comparação entre caixas acústicas de 2 vias (drivers de titânio) com caixas acústicas com 3 vias (drivers fenólicos + twetter). Muito interessante para quem está querendo montar suas próprias caixas. |
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Artigo de David Fernandes sobre amplificadores e suas características técnicas. Apresenta os principais conceitos sobre amplificadores, essenciais para a escolha de um desses equipamentos. |
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Apostila de autoria de Rosalfonso Bortoni sobre os parâmetros básicos dos amplificadores. Imprescindível para entender o que é cada coisa na especificação técnica de um desses equipamentos. |
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Trabalho desenvolvido na UFRGS, voltado para professores de Física de 2º grau, mostrando como explicar ondas, em especial as sonoras, através de experiências com o de um computador (simples mesmo, usam um Pentium 200MMX) e diversos softwares gratuitos disponíveis pela internet. Aproveitam e discutem sobre como os sons são gerados, os vários tipos de instrumentos e outros conceitos (timbre, harmônicos, etc). O trabalho é bem completo, tem 96 páginas e ensina o passo-a-passo de todas as experiências. Ah, quem dera que os professores de Física fizessem isso.... De qualquer jeito, é útil para todos, pois explica a teoria básica de áudio. |
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Artigo de David Fernandes sobre técnica de balanceamento de sinais. Ao explicar como usar sistemas balanceados, David ensina a minimizar os problemas de ruídos no sistema de som de uma igreja |
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São dois arquivos contendo diagramas de montagem de praticamente todos os tipos de cabos utilizados em sonorização. Quer montar um cabo XLR – RCA? Aqui tem o esquema, desse e muitos outros. Apesar de estar em inglês, as figuras são auto-explicativas e bem fáceis. |
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Texto de David Fernandes, revisado por Walter Ullmann, sobre caixas acústicas. Leitura obrigatória para se entender os vários tipos de caixas acústicas existentes, as vantagens e deficiências de cada uma. |
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O arquivo .ZIP contém 3 arquivos. Em todos, a partir dos parâmetros Thiele Small (que são fornecidos pelos bons fabricantes de falantes), é possível calcular: 1) a massa do conjunto móvel, EBP e sensibilidade além de informar modificações dos parâmetros no caso de adição de massa ao cone, importante quando se deseja modificar o Qts e Fs de um alto falante (Planilha TS.xls). 2) o volume necessário da caixa fechada para um determinado valor de Qtc além de plotar a curva de resposta em frequência (Sealed.xls). 3) Apresenta as mesmas funções da planilha Sealed porém simulando o comportamento do alto falante em caixa bass reflex (Ported.xls). Os arquivos são necessários para o projeto de caixas acústicas. Cortesia de Caio Ferrari. Obs: os arquivos são necessários para os projetos de subwoofer do Caio. |
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Padrões de conectores (tipo de conector, pinagem) para uso em diversos tipos de sistemas de transmissão sem fio, de diversos fabricantes. |
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Trabalho de conclusão da graduação em Física de um dos membros do SomAoVivo (carlosecg), onde ele estuda a acústica de uma igreja e faz os cálculos necessários para o tratamento acústico visando melhoria geral da qualidade sonora do templo. Serve como base para todos verem como "tratamento acústico" é algo complicado, composto por inúmeras variantes, e que exige um profissional qualificado para fazê-lo com eficiência. Também fica claro que o tratamento deve ser realizado em conjunto com mudanças no sistema de sonorização, pois ambos estão intimamente interligados |
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Artigo de David Fernandes sobre a necessidade do controle de emissão ruídos. O texto trabalha sobre o problema de níveis de volume altos alcançados nas igrejas e como isso pode atrapalhar na salvação de vidas. |
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Trabalho dos eng. Ruy Monteiro (StudioR) e Rosalfonso Bortoni falando sobre dimensionamento de cabos de AC (cabos de força) para um sistema de sonorização e também de cabos que ligam os amplificadores às caixas de som. |
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Texto que aborda os componentes internos de uma caixa de som: divisores de freqüência e capacitores. Interessante para quem constrói caixas acústicas, mostra a escolha correta dos componentes e a atenuação necessária para que a caixa não fique com excesso de agudos. |
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Artigo de David Fernandes sobre princípios de equalização. |
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Artigo de David Fernandes sobre equalização e alinhamento de monitores. Dá dicas valiosas sobre o uso de monitores e o uso de equalização para evitar microfonias e outros problemas. |
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Artigo de David Fernandes, publicado na Revista Comunhão nº 32, sobre equalizadores gráficos. Os equalizadores são apresentados em de uma maneira bastante fácil de entender e com muito humor. |
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Artigo de David Fernandes sobre equalizadores paramétricos. Apresenta os conceitos básicos e dá dicas de utilização para esse poderoso equipamento. |
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Texto de Rosalfonso Bortoni, uma das maiores autoridades em amplificadores de áudio no Brasil, onde estuda-se a questão do Fator de Potência dos amplificadores, como tal aspecto é afetado pelos fios de conexão entre amplficadores e caixas acústicas, e seus reflexos práticos na sonorização de ambientes. |
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Pacote de legislações municipais sobre meio ambiente, poluição sonora, disque-silêncio. Leis municipais do Rio de Janeiro, Curitiba e Vitória, e Resolução do Conama - Conselho Nacional de Meio Ambiente. Se você está com problemas com a Prefeitura, é bom conhecer a lei. Cortesia de David Fernandes. |
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Para quem está começando a dar os primeiros passos com mesas digitais, é interessante estudar este manual da mesa digital mais simples (e mais barata e mais vendida) da Yamaha, para aprender os conceitos sobre cenas, patches, etc. Mais de 300 páginas, em português. |
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Artigo de autoria de David Fernandes, onde ele mostra o básico sobre mascaramento, e demonstra possiblidades de, através da timbragem dos instrumentos, combater esse mal. |
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Artigo de David Fernandes sobre o emprego de microfones do ponto de vista do usuário (1ª parte). Os textos (1ª e 2ª partes) são de leitura indispensável, pois ensinam regras básicas de utilização dos microfones que, se seguidas, vão tornar a vida do usuário mais fácil (e a do técnico de áudio também). Imprima e leve para os usuários de microfone da sua igreja. |
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Artigo de David Fernandes sobre o emprego de microfones do ponto de vista do usuário (2ª parte). |
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O Eng. Homero Sette e alguns amigos resolveram fazer um dos melhores projetos de caixa acústica já feita no Brasil. O arquivo contém todas as instruções de confecção e os componentes utilizados. Note o divisor de freqüência, extremamente elaborado. O projeto, aliás, é extremamente parecido com as caixas da Yamaha/Yes, e tal como estas têm um som fantástico, muito bom mesmo. Se você está pensando em montar caixas de som, esse é o seu projeto! Testado e aprovado. |
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Texto sobre um dos aspectos mais importantes em uma caixa acústica, mas normalmente negligenciado: a madeira. Escolha, tipo, preparo, tudo aqui. Para quem está pensando em construir suas próprias caixas. |
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Som alto pode provocar várias doenças, inclusive dores de cabeça, alergias, gastrite e diarréias. Para saber mais dos cuidados com o seu ouvido, não deixe de ler este artigo de David Fernandes |
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Diversos textos da Shure sobre a utilização de microfones nas mais diversas situações: PA, estúdio, baterias, etc. Além disso, há textos sobre áudio em igrejas, áudio em gravações de vídeo, conferências, etc. São mais de 300 páginas. Imperdível, mas infelizmente em inglês. |
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Apresentação de PowerPoint, oferece dicas e truques em sonorização de igrejas, em uma visão mais genérica. |
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Caio Ferrari apresenta o projeto de subwoofer bass-reflex, compacto (8"), de baixo custo e fácil de construir. O subwoofer responde até 27Hz! |
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Caio Ferrari apresenta neste pequeno artigo o projeto de um subwoofer compacto (10"), de fabricação simples mas com ótimo resultado sonoro. Todos os componentes são nacionais e o projeto é de baixo custo. Ideal para igrejas pequenas. |
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Um quadro comparativo entre vários alto-falantes fabricados pela Selenium. Para quem está pensando em construir suas próprias caixas acústicas e quer usar material de qualidade. |
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Artigo de David Fernandes, publicado na Revista Comunhão nº 23, sobre a importância do Treinamento do Técnicos de Áudio. Leia e imprima, leve para os responsáveis pela igreja, para eles terem noção de como o Treinamento em Áudio é importante. |
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25 de novembro de 2010
BBE Sound - Sonic Sweet v1.2 [VST, RTAS]

BBE Sound, dos criadores do Sonic Maximizer e um dos principais fabricantes de equipamentos musicais profissionais de áudio, introduz o Sonic Sweet. O Sonic Sweet é composto por três efeitos de dinamica de fácil utilização. Foi feita uma melhoria do áudio nos plug-ins necessáriospara todas as facetas da produção de áudio digital.
Plug-ins altamente recomendado!
Tamanho: 5.7 MB
Formato: VST, RTASS.O.: Windows XP, Vista, 7
Manual de acustica em estudios
Guia para elaboração de estúdios de gravação
Este manual é uma compilação feita por Rafael Macedo Palazzo, dos artigos publicados nos sites da Audiolist, Projeto Acmus (USP), e da Apostila de Acústica e Ruídos elaborada pelo Prof. Dr. João Candido
Fernandes, da Unesp.
A intenção inicial era reunir todas as informações que consegui na audiolist e montar um manual que tenha todas as informações de maneira rápida, sem ter que procurar algo em meio a uma infinidade de páginas salvas em meu computador. Como achei que ficou legal o resultado e acreditando ser de utilidade e interesse de todos, resolvi compartilhar meu trabalho de reunir as informações. Ressaltando que não são de minha autoria, no máximo fiz algumas adaptações e textos introdutórios.
+++Artigos+++ Placas de som e o seu papel num homestudio
Pergunta comum de quem faz música com computador - "Onde é que ligo a minha guitarra"
Tornar o seu humilde computador num estúdio de alta qualidade não traz benefícios nenhuns se não possuir algo onde possa ligar um cabo do tipo jack.
Se está a pensar em gravação som ao vivo utilizando o seu computador, então deverá pensar em adquirir a placa de som mais adequada para o trabalho.
Uma grande parte dos computadores traz incluída uma placa de som de alguma espécie. Se o seu computador possui colunas e produz beeps e barulhos é porque possui uma placa de som. A maioria dessas placas são desenhadas para jogos, multimédia e reprodução de CD/DVD, e por isso estas não estarão adequadas à gravação áudio de estúdio profissional. De qualquer forma é um ponto de partida e explicar-se-á o equipamento adequado mais adiante.
Tendo em conta a premissa base que queremos gravar uma guitarra e um microfone em simultâneo, aqui estão alguns bons exemplos.
Line 6 Tone Port
Existem 2 modelos, UX1 e UX2 (na imagem). O UX2 possui 2 entradas para microfone com phantom power, 2 entradas guitarra/baixo, entrada de linha stereo, saídas para mesa de mistura e monitores, saída para auscultadores e na frente medidores VU designáveis. Possui também jacks para footswitchpara controlo start/stop sobre software. Vem incluído efeitos Gearbox e software de modelação retirado do Pod, conferindo-lhe uma vasta colecção de grandes tons de guitarra. Então possui entradas reais, knobs reais, medidores e não lhe parece com nada do que estava à espera que uma componente de computador pode-se parecer. Traz incluído alguns programas de gravação simples, para que possa começar a testar as funcionalidades da placa de imediato. Ambas as unidades são capazes de gravar a 24 bit e 48 kHz. Liga-se ao computador através de uma entrada USB, que também será responsável pelo fornecimento de corrente. A UX2 custa £149 e a UX1 (1 microfone, 1 entrada de guitarra e sem medidores) custa apenas 150 € .
Edirol UA-4FX
Uma caixa prateada da Edirol que possibilita gravação stereo ou através de dois canais mono a 24 bits e até 96kHz. Possui uma única entrada XLR phatom powerpara microfone e outra entrada Hi-Z para guitarra em conjunto com uma unidade de efeitos. Estão disponíveis 14 efeitos nas entradas e saídas. Pode não ter o mesmo aspecto que o Tone Port mas compensa isso pelo facto das suas ligações possuírem entradas e saídas ópticas S/PDIF e um interface MIDI incorporado. A UA-4FX liga-se via USB, que serve também como fonte de alimentação e traz incluído também alguns programas de gravação para o ajudar a começar. O preço ronda os 200 € .
Presonus Firebox
Outra caixa prateada, mas bem mais bonita, a Firebox da Presonus traz uma compatibilidade extrema para uma pequena caixa. Na zona frontal, a placa conta com uma entrada de microfone (+48v) e outra para guitarra, no entanto na parte traseira possui mais duas entradas stereo , uma entrada analógica e outra digital S/PDIF, que podem ser muito úteis se quiser ligar equipamento externo, como por exemplo um módulo de som, teclado ou um sampler. Como alternativa poderá também usar duas das seis saídas para envio de efeitos para uma unidade exterior de efeitos e usar as restantes como entrada para os efeitos depois de processados. A qualidade do som é de 24 bit e até 96kHz, a ligação é feita através de Firewire. A Firebox possui um interface MIDI incluído e vem equipada com alguns programas de gravação. O preço de venda ronda os 300 € pois a Presonus fabrica alguns dos conversores analógico/digital mais profissionais do mercado e é utilizada a mesma tecnologia na placa Firebox, o que significa que poderá tirar o máximo proveito se trabalhar com aparelhos da mesma marca.
Presonus Firepod
O Firepod é uma versão alargada da Firebox, esta placa possui 8 entradas para microfone na frente, duas destas podem ser usadas como entradas para instrumentos. Possui uma elevada qualidade 24 bit e gravação até 96kHz. Possui saídas para mesa de mistura e monitores, S/PDF e MIDI. Poderia gravar uma banda inteira com esta placa? Se der uma vista de olhos na figura em baixo, a Presonus mostra como poderia montar o equipamento todo. Talvez faltem algumas entradas, mas isso é um problema de fácil resolução comprando um módulo extra de canais. Com um preço a rondar os 740 € não se pode considerar uma peça cara.
Uma nota rápida sobre ligações
Se uma placa de som não é encaixada na mother board como é que pode estar ligado a um computador?
Existem duas portas para ligar estes tipos de placas externas: USB e IEEE1394 também conhecida como Firewire.
A opção USB é mais popular em PC´s com tecnologia Intel e embora ligações do tipo USB1 sejam um pouco lentas, a maioria dos computadores apresentam já USB 2.0 muito mais rápida e capaz de gerir alterações em áudio multi pistas.
A tecnologia Firewire é pertença da Apple que também poderá estar disponível em PC´s embora apenas em raras excepções. Pode adquirir uma placa Firewire para o seu PC por apenas 15 € . O uso mais frequente para Firewire é com câmaras digitais e discos duros externos. Este tipo de ligação é muito rápido e tende a ser escolha para a maioria de placas de som multi canais.
Outro cenário - Quando deseja um pouco de tudo mas está habituado a trabalhar com equipamento externo e sente-se um pouco infeliz em realizar todo o seu trabalho através rato.
M-Audio Project Mix I/O
Sim é uma mesa de mistura digital mas no entanto esta foi desenhada para ser utilizada em gravação áudio com computador. Tal como o Firepod este aparelho liga-se através de Firewire e possui oito pré amplificadores de microfone, ao contrário do Firepod possui uma superfície de controlo oferecendo um controlo táctil sobre os seus programas de gravação. Possui botões rotacionais, botões e display LCD muito útil para monitorizar o que está a controlar a cada altura. Se necessitar de mais entradas, terá mais 8 canais sobre ADAT e S/PDIF digital. A Project Mix I/O consegue também correr a versão M-Powered da Digidesign´s do famoso programa Pro Tools, o standard da indústria no que toca a programas de gravação áudio. Poderá adquirir este aparelho por 1400 € é mais barata do que adquirir uma mesa de mistura digital "stand alone" mas obviamente não é uma compra casual.
Sampling e disputa sobre a qualidade digital
Bit e sample rates são prioritários no que toca a placas de som, isto porque a placa de som é responsável pela qualidade ou exactidão da conversão de sinal analógico para dados digitais.
A onda de som que se está a receber é samplada varias vezes por segundo, o número de vezes é definido pelasample rate. A cada sample é designado um número dos valores disponíveis, determinados pela bit rate. Quantos mais samples e valores disponíveis melhor ou mais preciso ficará o sample. Quando a Sony e a Philips inventaram o CD no início da década de 80, decidiram que 16 bit e 44.1 kHz, era o necessário para replicar o som analógico na perfeição - isto passou a ser conhecido como "CD Quality". Foram escolhidos os 16 bits porque provavelmente eram o máximo que a melhor tecnologia da altura conseguia processar. A sample rate foi baseada no teorema de Nyquist. Dr. Nyquist afirmou que o som era constituído por ondas sínosoidais, e qualquer onda pode ser criada matematicamente através do conhecimento de dois valores da curva, ou seja, qualquer som pode ser reproduzida na perfeição utilizando o dobro de uma sample rate equivalente a frequência do som. Sendo assim um pitch de 10kHz necessitava de uma sample rate de 20kHz para ficar 100% correcta. O ouvido humano consegue processar até 20kHz, sendo assim para se conseguir samplar tudo o que ouvimos necessitaríamos de uma sample rate 40kHz. 44.1kHz foi adoptada para dar um pouco de margem, já que a ciência nunca é tão perfeita na realidade. O único problema é que muitas pessoas afirmam que 96kHz consegue soar melhor, pois afirmam que as frequências que não são captadas pelo ouvido, exercem uma influência sobre as audíveis. De qualquer forma o standard DVD optou por 24 bit e 96kHz para ganhar vantagem dos possíveis ganhos na qualidade. Existe também um problema com o tamanho do ficheiro, em qualidade DVD cada ficheiro ocupa três vezes do que um em qualidade CD, 30MB por minuto de stereo em comparação a 10MB, e claro que o áudio de DVD estará em seis canais que se traduzem em 90MB por minuto e que com tantos dados o CPU esforça-se muito mais para processa-los. Não lhe posso dizer se estes valores são suficientes para se notar alguma diferença, no entanto se trabalhar com ficheiros audio 24 bit o som ficará melhor depois de processado do que ficheiros em 16 bit.
Drivers
Se precisar de mais uma razão para investir numa placa de som mais profissional, gostaria de lhe mencionar os drivers. Um driver é um pedaço de software que permite a comunicação entre o computador e os diversos aparelhos a ele ligado - neste caso a placa de som. Para jogos normais e outros tipos de multimédia os drivers são escritos para serem muito tolerantes, o que significa que possuem grandes buffers e delays incorporados para dar tempo suficiente ao computador para que este reconheça e processe todos os dados. Estes delays são conhecidos como latência e estamos a falar de qualquer coisa de meio segundo para cima. Num jogo pode não ser nada mas a tocar guitarra é uma eternidade. As placas de som desenhadas para música profissional têm de possuir drivers especiais escritos propositadamente para elas que as tornam muito mais rápidas até um ponto onde a latência deixa de ser um problema. Qualquer valor dentro dos 10 milissegundos é considerado na generalidade como totalmente reproduzível e confere-lhe algum tipo de perspectiva.
Estes são os 4 drivers mais importantes:
ASIO - Audio Sistem In Out, desenvolvido pela Steinberg, os criadores do celebre programa de produção áudio Cubase e tornou-se o standard no que toca a aplicações áudio de baixa latência.
WDM - Windows Driver Model, é uma versão melhorada para música da Microsoft Multimedia Driver que consegue oferecer latências muito baixas com aplicações de musica especificas como por exemplo o Sonar da Cakewalk.
WaveRT - O novo protocolo de driver para áudio presente no Windows Vista. Supostamente um melhoramento fabuloso do WDM - tenha este em mente se estiver a correr o Vista.
GSIF - Gigasampler Interface é um driver feito especialmente para correr GigaStudio.
Espero que esteja a perceber o quão central é a placa de som para o seu homestudio. Ela fornece os inputs físicos, dita a qualidade da gravação e determina a performance do sistema.Artigo Original por Robin Vincent
Tornar o seu humilde computador num estúdio de alta qualidade não traz benefícios nenhuns se não possuir algo onde possa ligar um cabo do tipo jack.
Se está a pensar em gravação som ao vivo utilizando o seu computador, então deverá pensar em adquirir a placa de som mais adequada para o trabalho.
A fotografia em cima mostra uma placa "Creative Labs SoundBlaster Live", uma placa de som tradicional. Foi daqui que o nome "placa de som" proveio, pois é uma placa que encaixa na motherboard e fornece ao computador um sistema de som. Os tipos de placa de que iremos falar raramente virão neste formato, só o nome se mantêm. Uma convenção de códigos de cor para as entradas e saídas das placas de som foi desenvolvida, o que veio facilitar as coisas. Agora eu sei que as sockets são mini jacks mas poderá pegar numa guitarra ritmo, por um aplicador e ligá-la a socket (entrada) para microfones cor-de-rosa. Uma solução ligeiramente mais avançada seria por o som a sair de um pré amplificador ou caixa de efeitos e ir stereo pela entrada azul - isto irá dar um input razoável no computador pronto a ser gravado. Está a espera que a gravação do som saia bem? Se pensar nisso, deverá ter gasto entre 750 € a 1500 € no computador, em principio o mesmo na sua guitarra e no entanto os seus sonhos e esperança na criação de músicas estão dependentes de uma entrada mini jack de uma placa de som que provavelmente virá incluída no seus sistema de um modo gratuito. A placa de som interna (built in) é um ponto de partida mas também está muito distante de onde queremos estar. Queremos algo feito a pensar no trabalho de gravação, que possua as ligações correctas e que tenha uma qualidade de som ao nível de um estúdio e resistente o suficiente para poder ser utilizada quando alcoolizados.
Tendo em conta a premissa base que queremos gravar uma guitarra e um microfone em simultâneo, aqui estão alguns bons exemplos.
Line 6 Tone Port
Edirol UA-4FX
Presonus Firebox
Presonus Firepod
O Firepod é uma versão alargada da Firebox, esta placa possui 8 entradas para microfone na frente, duas destas podem ser usadas como entradas para instrumentos. Possui uma elevada qualidade 24 bit e gravação até 96kHz. Possui saídas para mesa de mistura e monitores, S/PDF e MIDI. Poderia gravar uma banda inteira com esta placa? Se der uma vista de olhos na figura em baixo, a Presonus mostra como poderia montar o equipamento todo. Talvez faltem algumas entradas, mas isso é um problema de fácil resolução comprando um módulo extra de canais. Com um preço a rondar os 740 € não se pode considerar uma peça cara.
Uma nota rápida sobre ligações
Existem duas portas para ligar estes tipos de placas externas: USB e IEEE1394 também conhecida como Firewire.
A opção USB é mais popular em PC´s com tecnologia Intel e embora ligações do tipo USB1 sejam um pouco lentas, a maioria dos computadores apresentam já USB 2.0 muito mais rápida e capaz de gerir alterações em áudio multi pistas.
A tecnologia Firewire é pertença da Apple que também poderá estar disponível em PC´s embora apenas em raras excepções. Pode adquirir uma placa Firewire para o seu PC por apenas 15 € . O uso mais frequente para Firewire é com câmaras digitais e discos duros externos. Este tipo de ligação é muito rápido e tende a ser escolha para a maioria de placas de som multi canais.
Outro cenário - Quando deseja um pouco de tudo mas está habituado a trabalhar com equipamento externo e sente-se um pouco infeliz em realizar todo o seu trabalho através rato.
M-Audio Project Mix I/O
Sampling e disputa sobre a qualidade digital
Bit e sample rates são prioritários no que toca a placas de som, isto porque a placa de som é responsável pela qualidade ou exactidão da conversão de sinal analógico para dados digitais.
A onda de som que se está a receber é samplada varias vezes por segundo, o número de vezes é definido pelasample rate. A cada sample é designado um número dos valores disponíveis, determinados pela bit rate. Quantos mais samples e valores disponíveis melhor ou mais preciso ficará o sample. Quando a Sony e a Philips inventaram o CD no início da década de 80, decidiram que 16 bit e 44.1 kHz, era o necessário para replicar o som analógico na perfeição - isto passou a ser conhecido como "CD Quality". Foram escolhidos os 16 bits porque provavelmente eram o máximo que a melhor tecnologia da altura conseguia processar. A sample rate foi baseada no teorema de Nyquist. Dr. Nyquist afirmou que o som era constituído por ondas sínosoidais, e qualquer onda pode ser criada matematicamente através do conhecimento de dois valores da curva, ou seja, qualquer som pode ser reproduzida na perfeição utilizando o dobro de uma sample rate equivalente a frequência do som. Sendo assim um pitch de 10kHz necessitava de uma sample rate de 20kHz para ficar 100% correcta. O ouvido humano consegue processar até 20kHz, sendo assim para se conseguir samplar tudo o que ouvimos necessitaríamos de uma sample rate 40kHz. 44.1kHz foi adoptada para dar um pouco de margem, já que a ciência nunca é tão perfeita na realidade. O único problema é que muitas pessoas afirmam que 96kHz consegue soar melhor, pois afirmam que as frequências que não são captadas pelo ouvido, exercem uma influência sobre as audíveis. De qualquer forma o standard DVD optou por 24 bit e 96kHz para ganhar vantagem dos possíveis ganhos na qualidade. Existe também um problema com o tamanho do ficheiro, em qualidade DVD cada ficheiro ocupa três vezes do que um em qualidade CD, 30MB por minuto de stereo em comparação a 10MB, e claro que o áudio de DVD estará em seis canais que se traduzem em 90MB por minuto e que com tantos dados o CPU esforça-se muito mais para processa-los. Não lhe posso dizer se estes valores são suficientes para se notar alguma diferença, no entanto se trabalhar com ficheiros audio 24 bit o som ficará melhor depois de processado do que ficheiros em 16 bit.
Drivers
Se precisar de mais uma razão para investir numa placa de som mais profissional, gostaria de lhe mencionar os drivers. Um driver é um pedaço de software que permite a comunicação entre o computador e os diversos aparelhos a ele ligado - neste caso a placa de som. Para jogos normais e outros tipos de multimédia os drivers são escritos para serem muito tolerantes, o que significa que possuem grandes buffers e delays incorporados para dar tempo suficiente ao computador para que este reconheça e processe todos os dados. Estes delays são conhecidos como latência e estamos a falar de qualquer coisa de meio segundo para cima. Num jogo pode não ser nada mas a tocar guitarra é uma eternidade. As placas de som desenhadas para música profissional têm de possuir drivers especiais escritos propositadamente para elas que as tornam muito mais rápidas até um ponto onde a latência deixa de ser um problema. Qualquer valor dentro dos 10 milissegundos é considerado na generalidade como totalmente reproduzível e confere-lhe algum tipo de perspectiva.
Estes são os 4 drivers mais importantes:
ASIO - Audio Sistem In Out, desenvolvido pela Steinberg, os criadores do celebre programa de produção áudio Cubase e tornou-se o standard no que toca a aplicações áudio de baixa latência.
WDM - Windows Driver Model, é uma versão melhorada para música da Microsoft Multimedia Driver que consegue oferecer latências muito baixas com aplicações de musica especificas como por exemplo o Sonar da Cakewalk.
WaveRT - O novo protocolo de driver para áudio presente no Windows Vista. Supostamente um melhoramento fabuloso do WDM - tenha este em mente se estiver a correr o Vista.
GSIF - Gigasampler Interface é um driver feito especialmente para correr GigaStudio.
Espero que esteja a perceber o quão central é a placa de som para o seu homestudio. Ela fornece os inputs físicos, dita a qualidade da gravação e determina a performance do sistema.Artigo Original por Robin Vincent
+++Artigos+++ Tecnologia Aplicada à Música

Dando uma olhada no meu antigo HD, encontrei esse book com vários artigos essenciais, principalmente para quem está começando a entrar no universo de áudio e tecnologia.
Este documento contém inúmeras informações sobre o funcionamento de equipamentos e softwares de áudio e música.
Espero que gostem do material.
Artigos - Áudio, Estúdios
- Acústica - noções básicas para estúdios
- Amplificadores - definições
- Aterramento - aterramento, ruído e segurança
- Áudio - parâmetros básicos
- Áudio digital - princípios básicos
- Áudio digital - tendências do mercado
- Áudio na Internet - MID, WAV, RA, MP3...
- Áudio no PC - fundamentos
- Cabos - informações práticas
- Conexões de áudio - conexões balanceadas e não-balanceadas
- Conexões de áudio - tipos de plugs
- CD-R (CD-Recordable) - fundamentos
- Decibel (dB) - níveis de intensidade sonora
- Direct box (DI) - fundamentos
- Masterização - fundamentos
- Mesas de mixagem - estrutura básica
- Mesas de mixagem - mixing bus - barramentos
- Microfones - fundamentos
- Microfones - noções básicas e aplicações (4 artigos)
- Monitores amplificados - fundamentos
- Montando seu estúdio digital - configuração ideal e exemplos de conexões
- Processamento de áudio - introdução
- Processamento de áudio - processamento em 32 bits c/ ponto-flutuante
- Processadores de efeitos - fundamentos
- S/PDIF - fundamentos
Artigos - Informática Musical
- 64 bits - monte seu computador
- Adaptador MIDI p/ Sound Blaster - diagrama e montagem
- ASIO - definição
- CobraNet - redes de áudio
- Computer Music - definição
- Dicas - recomendações úteis para micreiros musicais
- Discos rígidos - SCSI x IDE
- Drivers - fundamentos Acervo
- DXi - sintetizadores virtuais (software synths)
- Firewire - definição
- Gravação de áudio no PC - fundamentos
- Hyper Threading - multi-processamento
- Interface MIDI - portas de entrada e saída (Parte I)
- Interface MIDI - portas de entrada e saída (Parte II)
- Integração de MIDI e áudio no PC - fundamentos
- Intel Dual Core - processadores com núcelo duplo
- Interrupções IRQ - conflitos e soluções
- Latência - áudio digital no Windows
- Memória SIMM - definição
- mLAN - rede local para música e áudio - fundamentos
- mLAN - rede local para música e áudio - detalhes
- SCSI - definição
- Seqüenciadores - algumas dicas e técnicas
- Seqüenciadores - canais de MIDI
- Seqüenciadores - criando/alterando a dinâmica das notas
- Seqüenciadores - quantização
- Seqüenciadores - selecionando os bancos de timbres (bank select)
- Seqüenciadores - selecionando os timbres do sintetizador (program change)
- Seqüenciadores - trilhas e portas MIDI
- Sincronização - conceitos sobre SMPTE
- Sincronização - conceitos sobre FSK
- USB - definição
- WDM - Windows Driver Model
- Windows e MIDI - detalhes e configurações
- Windows e MIDI - entendendo o que são drivers
- x64 - benefícios em sistemas de áudio
- Zip drive - definição
Artigos - Instrumentos Musicais
- Escalas musicais - conceitos matemáticos
- Fontes de alimentação - informações práticas
- Instrumentos e tecnologia digital - uma visão histórica
- Regiões do piano e outros instrumentos - fundamentos
- Síntese por Modelagem Física - fundamentos (I)
- Síntese por Modelagem Física - fundamentos (II)
- Sintetizadores - expressividade e key velocity
- Sintetizadores - filtro
- Sintetizadores - tecnologia dos instrumentos eletrônicos (10 artigos) Acervo
- Teclados de arranjo automático - uma visão prática
Artigos - MIDI
- Conexão MIDI - exemplos de conexões
- Cabo MIDI - detalhes construtivos
- Canais de MIDI - fundamentos
- Compressão de dinâmica - criando compressão de volume via MIDI
- Control Change (CC) - fundamentos
- Control Change 0 - Bank Select - detalhes técnicos
- Control Change 1 - Modulation - detalhes técnicos
- Control Change 2 - Breath Controller - detalhes técnicos
- Control Change 4 - Foot Controller - detalhes técnicos
- Control Change 5 - Portamento Time - detalhes técnicos
- Control Change 6 - Data Entry MSB - detalhes técnicos
- Control Change 7 - Volume - detalhes técnicos
- Control Change 8 - Balance - detalhes técnicos
- Control Change 10 - Pan - detalhes técnicos
- Control Change 11 - Expression - detalhes técnicos
- Control Change 64 - Sustain - detalhes técnicos
- Control Change 65 - Portamento On/Off - detalhes técnicos
- Control Change 68 - Legato On/Off - detalhes técnicos
- Control Change 98 e 99 (RPN / NRPN) - detalhes técnicos
- Conectando o instrumento ao computador - adpatador MIDI para placa de som
- Copiando sequências - transferindo seqüências via MIDI
- MIDI: duas décadas de (r)evolução - aborda a história e tendências
- MIDI e Copyright - registro de músicas em arquivos MIDI
- MIDI Specification 1.0 - descritivo técnico em português
- MIDI - um padrão em constante evolução - aborda XMIDI, DLS, NIFF
- Remapeamento de Program Change - como acessar todos os timbres de um
- instrumento
- SysEx - transferindo dados de um equipamento para outro
DICAS DO SITE http://www.audioware.com.br
RingJone 1.2
Transforma seus MP3 em toques para celular de forma rápida, bastando selecionar início e fim do seu toque de chamada escolhido.
Editores de áudio
Estamos mostrando resultados entre 1 e 30 em um total de 92 programas.
O Vegas é uma poderosa ferramenta para edição de vídeo e áudio que chega na sua décima primeira versão repleto de novidades.
Usado e recomendado por vários editores de vídeos, o Sony Vegas conta com recursos para uma ampla visão do projeto e também para trabalhar com mixagem de áudio, edição e gravação em tempo real ou em estúdio. Desde a versão 10 o Sony Vegas vem apostando em novas idéias em relação a funcionalidade, porém na nova versão sua interface não sofreu grandes modificações e é similar a dos demais softwares produzidos pela Sony Media
Usado e recomendado por vários editores de vídeos, o Sony Vegas conta com recursos para uma ampla visão do projeto e também para trabalhar com mixagem de áudio, edição e gravação em tempo real ou em estúdio. Desde a versão 10 o Sony Vegas vem apostando em novas idéias em relação a funcionalidade, porém na nova versão sua interface não sofreu grandes modificações e é similar a dos demais softwares produzidos pela Sony Media
O Auto-Tune é um plugin VST renomado e indispensável para quem trabalha com produção de áudio.
O mercado de produção multimídia cresceu muito na última década, e um dos precursores desse desenvolvimento foi a Antares Technologies, com a invenção do Auto-Tune em 1994. A idéia inicial era a criação de um plugin que facilitasse e agilizasse os trabalhos de gravação ao afinar determinada nota de forma digital. O sucesso foi tamanho que atualmente o Auto-Tune se encontra na versão 7 e está presente no mundo todo.
O mercado de produção multimídia cresceu muito na última década, e um dos precursores desse desenvolvimento foi a Antares Technologies, com a invenção do Auto-Tune em 1994. A idéia inicial era a criação de um plugin que facilitasse e agilizasse os trabalhos de gravação ao afinar determinada nota de forma digital. O sucesso foi tamanho que atualmente o Auto-Tune se encontra na versão 7 e está presente no mundo todo.
Você Sabia?
O Auto-Tune ficou conhecido mundialmente em 1998 quando a cantora Cher usou de forma explícita o efeito na música “Believe”. Atualmente o uso do Auto-Tune é comum nas grandes produções, e artistas como Ke$ha, Rebbeca Black, T-Pain e Britney Spears não escondem o uso da ferramenta em suas músicas.
O Auto-Tune ficou conhecido mundialmente em 1998 quando a cantora Cher usou de forma explícita o efeito na música “Believe”. Atualmente o uso do Auto-Tune é comum nas grandes produções, e artistas como Ke$ha, Rebbeca Black, T-Pain e Britney Spears não escondem o uso da ferramenta em suas músicas.
AIMP 3.0
downloads: 6722 · tamanho: 6 MB · licença: Freeware
Conheça este incrível player com recursos que desbancam programas como WMP e Winamp.
Conteúdos para sua rádio, ferramentas e dicas
Free MP3 Cutter
Edite as suas músicas em MP3 com este prático programa.
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O AudioRack é uma suite completa para automação de rádios.
Dicas & Tutorias
É um espaço livre para conhecer melhor os programas
Tutorial do ENCODER 9 Click aqui - O Encoder 9 é muito utilizado por web tv pela sua facilidade e capacidade de transmissão.
Tutorial do ENCODER 9 PLAYLIST Click aqui - Manual de utilização para criar sua prórpia playlist de videos e audio no ENCODER 9, e fazer desta poderosa ferramenta seu programa de automação de tv web.
Tutorial do SIMPLECAST Click aqui - O SimpleCast é muito utilizado por web Rádio para transmissão de seu audio na internet.
Tutorial do SHOUTCAST Click aqui - O Shoutcast é muito utilizado por web Rádio para transmissão de seu audio na internet. Shoutcast utiliza portas.
Como instalar o programa Sony Sound Forge Pro 10.0
1. Instalar o aplicativo normalmente;
2. Executar o Keygen;
3. Com o Keygen aberto, vá até Product Name e mude para opção Sound
4. Clicar em Generate para Gerar o Serial + o código de Ativação;
5. Instalar o Patch do diretório do arquivo, O Patch tem que ser instalado dentro
;
6. Execute o Aplicativo e quando pedir o Serial, coloque o que foi gerado;
7. Escolha a opção Register from another computer e avançe;
8. Irá solicitar seus dados. Coloque o que achar melhor;
9. Após clicar em Avançar, ele vai querer salvar o arquivo no seu HD. Salve e
avançe;a é só colocar o Código de Ativação.
avançe;a é só colocar o Código de Ativação.
ATENÇÃO: Quando gerar o serial e o código de ativação os dois tem quer casar! Se colocar o Serial que foi gerado, e depois gerar de novo para colocar o código de ativação, pode ser que não de certo..
ATENÇÃO: Enviamos ele completo para qualquer lugar do Brasil.
STUDIO BRASIL", reunindo as melhores vozes do país para gravar por um preço super ACESSÍVEL offs de vinhetas para rádio: caricatas,jovem, padrão, jingles, spot, trilhas e muito mais.
Manual do Sound Forge - Baixar
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