RADIOCORREDOR: Deficientes visuais na rádio

Translate

RADIO CORREDOR - MONTAMOS A SUA willian.radio@gmail.com

TENHA SUA PRÓPRIA RÁDIO. MANDE UM WHAT´S UP 21 982240993
MONTAMOS A SUA RÁDIO, ENSINAMOS A OPERAR.

INVESTIMENTO: R$ 99,00 ÚNICO PARA INSTALAÇÃO E R$ 26,00/ MÊS. Também instalamos sua "rádio de poste" valores comerciais sem absurdos. Quer investir em rádio, fale conosco. VOCÊ MESMO OPERA E COLOCA EM SEU BLOG.

Acesse: https://www.facebook.com/CRIARMINHARADIO

domingo, 11 de setembro de 2011

Deficientes visuais na rádio



Publicado em 4 de setembro de 2011 , Diário do Nordeste
  • Imprimir
Clique para Ampliar
O auxiliar administrativo Carlos Antonio Paulino Viana é o idealizador da "Nossa Rádio"; as atrações da emissora são feitas em computadores por meio de três programas 
MIGUEL PORTELA (01/09/2011)
Emissora online produzida por cegos faz sucesso em Fortaleza; dez programas são transmitidos por dia
Para os deficientes visuais, a audição é muito importante, pois os estímulos sonoros são uma das principais fontes de contato com o ambiente. Pensando nisso, essas pessoas estão fazendo sucesso ao criar rádios online, em Fortaleza, e levam informações para outros portadores de deficiência.

Criada pelo auxiliar administrativo Carlos Antonio Paulino Viana, há quatro meses, a "Nossa Rádio" funciona 24 horas. É toda produzida por deficientes visuais, que estão espalhados por todo o Brasil, e o seu conteúdo também é direcionado para eles. Durante todo o dia, são transmitidos dez programas com notícias e músicas.

No total, são oito pessoas trabalhando para manter a emissora no ar. Eles utilizam, em seus computadores pessoais, três programas: o primeiro informa para eles o que está na tela, o outro faz a edição do programa e o terceiro realiza a transmissão para a internet. A divulgação é realizada através das redes sociais.

"Os deficientes visuais são bastante ligados ao áudio. Eu, por exemplo, sempre gostei de rádio. Por isso, sempre tive vontade de trabalhar neste ramo. A melhor forma que eu encontrei para fazer isso foi através da internet", explicou Viana.

De acordo com o auxiliar administrativo, desde seu início, a emissora já recebeu cerca de 11.500 acessos de internautas. "O número de ouvintes é considerado grande, pois o público alvo é restrito", analisou Viana.

Para ele, a rádio é importante, pois leva para os deficientes visuais notícias que podem influenciar a vida deles, além do divertimento por meio das músicas. "Quando acontece algum evento sobre cegueira, fazemos a transmissão ao vivo para que todos possam ter acesso", disse.

Viana acredita que a maior dificuldade encontrada por eles para produzir os programas é a falta de internet com qualidade.

Dificuldades

Mas nem todas as emissoras direcionadas para os deficientes visuais tem obtido sucesso. Em outubro do ano passado a Associação de Cegos do Estado do Ceará (Acec) criou uma rádio online direcionada para as pessoas com cegueira. Oito meses depois, o projeto foi suspenso, devido ao pequeno número de ouvintes e falta de verba.

Como o retorno não foi o esperado, o Acec achou melhor parar de produzir a sua programação e esperar por um momento mais oportuno para retornar as suas atividades.

Assim como a "Nossa Rádio", a programação também era totalmente produzida por deficientes visuais. Os programas eram transmitidos de segunda a sexta, das 17h30 até às 19h.

"O público de deficientes que ouviam a emissora era pequeno e não tínhamos como deixar um computador ligado 24 horas. Por isso resolvemos parar a iniciativa por um tempo", explicou o professor de informática da Acec, João Bosco de Farias.

Ele acredita que o projeto era interessante porque ajudava os deficientes a se comunicar de uma forma mais fácil. Com isso, os cegos poderiam ficar sabendo o que estava acontecendo no seu meio.

Para o professor, as maiores dificuldades eram a falta de apoio financeiro e o pouco conhecimento na área de radiojornalismo. "Batalhamos muito para dar inicio a rádio, mas, infelizmente, não foi tudo como planejado. Esperamos que, no futuro, a rádio volte a ativa".

Audiência

11500 acessos já recebeu a "Nossa Rádio", que existe há quatro meses e tem como objetivo levar músicas e informações a portadores de deficiência visua
Postar um comentário

SUA RÁDIO ON-LINE, ON-TIME, FULL-TIME

Sua Rádio no Celular

AGENCIA

Rádio em Revista - uma publicação da Escola de Rádio

Comente no Face

Minha lista de blogs

RADIO DICAS

  • http://www.maquinadotempo.net/TutorialZaraRadio/Dicas-ZaraRadio.htm
  • http://marketingpublicidade.com/dicas-para-fazer-anuncios-de-radio

Linkd In