Montadoras de carros elétricos explicam relação dos novos veículos com este tipo de onda de rádio.
Apesar do avanço da internet e do streaming, o rádio ainda encontra seu espaço e tem seus ouvintes fiéis, sobretudo quando falamos do rádio AM. As estações deste tipo de frequência focam em transmitir notícias, música e, principalmente, jogos esportivos. Entretanto, os dias do AM podem estar contados. O motivo? Os carros elétricos. O crescente número deste tipo de veículo pode levar à extinção das rádios AM por um motivo simples: interferências eletromagnéticas, de acordo com as montadoras de carro.
As ondas AM não chegam “limpas” aos rádios dos carros elétricos. Assim, a recepção é cheia de chiados, barulhos confusos e zunidos de alta frequência. As ondas FM, por outro lado, são mais resistências às interferências.
Algumas montadoras já estão retirando as AM de seus veículos. Em nota à imprensa, a BMW afirmou que tomou a decisão para não “frustrar os consumidores” com a recepção de baixa qualidade. Outras empresas, como Tesla Audi, Ford, Porshe e Volvo, também seguiram o mesmo caminho.
“A maior parte dos nossos ouvintes estão dirigindo de manhã e à tarde, quando as pessoas estão indo ou voltando do trabalho. Então, se não estivermos no seu carro, não existiremos”, lamentou ele ao New York Times.
Além disso, a recepção AM é crucial em momentos de emergência. Por conseguirem percorrer mais distâncias, podem ser fonte crucial de notícias em lugares mais afastados e de difícil acesso.
Dá para reverter a situação com carros elétricos?
Alguns especialistas dizem que sim, já que os problema de recepção não são intransponíveis. Há como controlar a interferência com cabos blindados, filtros e maior cuidado ao inserir componentes elétricos no veículo.
Entretanto, toda essa parafernália exige tempo e dinheiro das montadoras de carro. E, talvez, este seja um investimento que as empresas não estão dispostas a fazer. Afinal, de acordo com o site The Drive, as rádios AM estão começando a perder popularidade de qualquer forma, ao menos da Europa.