RADIOCORREDOR: Voz de Rubem Confete é calada no Rio

Translate

RÁDIO APOSENTADORIA

RADIO APOSENTADORIA - DICAS E ORIENTAÇÕES

AGENCIA

sábado, 19 de março de 2022

Voz de Rubem Confete é calada no Rio

         

Após meio século de dedicação à Rádio Nacional, administrada pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rubem Confete foi informado, por telefone, sobre sua demissão, baseada na regra da aposentadoria compulsória. Ele será desligado sem direito a nenhuma indenização (multas rescisórias, como 40% do FGTS e aviso prévio). Perderá, inclusive, o direito ao plano de saúde dele e da esposa Zélia. O benefício era pago parcialmente pela empresa.

    Compositor, roteirista, porta-voz do samba e do carnaval e símbolo da Rádio Nacional, o premiado jornalista Rubem Confete foi referência nos veículos por onde passou. Entre eles, a Tribuna da Imprensa, a TV Globo, a TV Gazeta, além das rádios Continental e Roquete Pinto. Foi tema de escola de samba e agraciado com moção de louvor pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). 

    O jornalista traz no currículo ainda longa atuação na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), além de ter sido um dos fundadores do Centro Cultural Pequena África e do Instituto de Pesquisa de Cultura Negra (IPCN).


    A demissão de Confete e de cerca de mais 100 jornalistas e radialistas da EBC que completaram ou estão prestes a completar 75 anos é mais um passo em direção aos desmonte dos veículos públicos e uma face cruel do pacote de maldades implementados pelo governo federal. Recentemente, a EBC aprovou uma espécie de “bônus” de 35 mil a 40 mil aos diretores que cortassem “custos”. De lá para cá, a EBC retirou parte do adicional noturno, de área especial, acabou com o auxílio para pessoas com deficiência e permanece descontando parte do auxílio creche ilegalmente.

    As demissões dos aposentados com 75 anos estão baseadas na reforma da Previdência, de 2019, feita a partir de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 03/2019, encaminhada pelo governo de Jair Bolsonaro (ex-PSL) e aprovada pelo Congresso Nacional. Porém, já há decisões da Justiça suspendendo as demissões compulsórias.

Foto: Tânia Rêgo/ABr

Nenhum comentário:

SUA RÁDIO ON-LINE, ON-TIME, FULL-TIME

Sua Rádio no Celular

Rádio em Revista - uma publicação da Escola de Rádio

Comente no Face

Minha lista de blogs

RADIO DICAS

  • http://www.maquinadotempo.net/TutorialZaraRadio/Dicas-ZaraRadio.htm
  • http://marketingpublicidade.com/dicas-para-fazer-anuncios-de-radio

Linkd In